- O consumo excessivo de gorduras saturadas pode aumentar o colesterol
O consumo interno de manteiga entre os brasileiros, em 2023, foi de aproximadamente 88 mil toneladas, um aumento de 2,33%, em relação a 2022, segundo informações do portal de indicadores mundiais Indexmundi.
As principais empresas distribuidoras deste produto no país são: Laticínios Bela Vista, UNIUM, Nestlé, Embaré e CCGL, entre outras.
E embora esse alimento popular e atrativo seja encontrado nas mesas de muitos restaurantes, e seja um importante insumo nas residências, ele também se destaca pelo alto teor de gordura saturada, que, em excesso, pode elevar os níveis de colesterol e aumentar a possibilidade de desenvolver doenças cardíacas, diz uma publicação do serviço de informações MedlinePlus.
Este site especializado salienta ainda que alguns tipos de gorduras são mais saudáveis para o coração do que outras, e que o consumo excessivo de manteiga e outras gorduras de origem animal não costuma ser o mais aconselhável nos cuidados de saúde.
Para reduzir o risco de desenvolver doenças não transmissíveis, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere limitar o consumo de gorduras saturadas a menos de 10% da ingestão calórica diária e de gorduras trans a menos de 1%. (A maioria das gorduras saturadas vem de produtos de origem animal: manteiga, queijos e carne vermelha; e as gorduras trans são encontradas em muitos alimentos processados e embalados: biscoitos, bolos, doces, biscoitos, pães doces e donuts.)
Por sua vez, os especialistas em nutrição recomendam a substituição de alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans por alimentos que contenham gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, por exemplo: usar cártamo ou azeite em vez de manteiga; pergunte em que tipo de gordura os alimentos são cozidos quando comem em um restaurante; evite alimentos fritos, embalados e processados; substitua a carne vermelha por frango ou peixe sem pele, em alguns dias da semana, e substitua os laticínios integrais por leite desnatado ou sem gordura, iogurte e queijo.
Fontes
- Consumo interno de laticínios, Manteiga Brasileira. https://cna.org.mx/wp-content/uploads/2023/09/encontacto_30ago2023.pdf
- OCLA. Brasil Ranking ABRAILETE 2020 das indústrias lácteas. https://ocla.org.ar/noticias/19302285-brasil-ranking-abraleite-2020-de-industrias-lacteas
- Medline. Manteiga, margarina. https://medlineplus.gov/spanish/ency/pacienteinstructions/000095.htm
- Clínica Ciática. Benefícios e desvantagens da manteiga e da margarina. https://es.sciatica.clinic/explorando-los-beneficios-y-desventajas-de-la-mantequilla-y-la-margarina/
- QUEM. Alimentação saudável. https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/healthy-diet#:~:text=limitar%20el%20consumo%20de%20grasas,menos%20del%201%25%3B%20y
