- 2.550 milhões de porções são consumidas no país por ano
Mais de 100 bilhões de porções de sopa de macarrão instantâneo são consumidas no mundo a cada ano, com China e Hong Kong liderando o ranking global, enquanto o Brasil se destaca como um dos principais mercados da América com 2,55 bilhões de porções por ano, segundo o relatório. Associação Mundial de Macarrão Instantâneo (WINA). (1)
O mercado de macarrão instantâneo apresenta rápido crescimento graças ao aumento do consumo de fast food, principalmente entre jovens e crianças. O macarrão instantâneo é um dos lanches mais consumidos no mundo e a maioria das pessoas opta por comprá-lo em supermercados ou hipermercados, devido à variedade disponível. (2)
Os brasileiros preferem macarrão instantâneo saboroso, sendo o frango o mais popular, seguido de carne bovina, tomate, queijo e bacon. Além disso – afirma o relatório – eles também gostam de sopas cremosas e consideram que a textura do macarrão é semelhante à da massa.
O macarrão instantâneo ou ramen costuma ser frito antes de ser embalado, o que permite que fique pronto mais rapidamente, afirma o site tua saúde, do Grupo Rede D’Or, rede integrada de saúde no Brasil.
No entanto, 100 gramas de ramen instantâneo contêm 440 kcal, em média; 17,59 gramas de gordura; 60,2 gramas de carboidratos e 1.855 miligramas de sódio e, por ser uma refeição fácil de preparar, é repleta de aditivos, corantes artificiais e outros ingredientes, como o glutamato monossódico, intensificador de sabor.
Comê-los em excesso pode resultar no aumento da pressão arterial devido ao seu alto teor de sódio; e consequentemente causar problemas cardíacos, devido ao aumento do colesterol LDL “ruim”.
Da mesma forma, o consumo frequente pode agravar doenças como gastrite ou refluxo gastroesofágico; aumentar o peso corporal, devido ao seu alto consumo de gordura e calorias e causar problemas renais. (3)
E de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, foi encontrada uma ligação entre a síndrome metabólica e o consumo de macarrão instantâneo. Mulheres que comeram macarrão instantâneo pelo menos duas vezes por semana apresentaram um risco 68% maior de contrair esta doença. (4)
Fontes
- Macarrão Instantâneo. Demanda global por macarrão instantâneo. https://instantnoodles-org.translate.goog/en/noodles/demand/ranking/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es&_x_tr_pto=sc
- Relatórios periciais. Mercado global de macarrão instantâneo. https://www.informesdeexpertos.com/informes/mercado-de-fideos-instantaneos
- Tua Saúde. O macarrão instantâneo é prejudicial à saúde? https://www.tuasaude.com/es/ramen-instantaneos-dano-para-la-salud/
- Harvard T.H. Chan. O consumo de macarrão instantâneo. https://www.hsph.harvard.edu/news/hsph-in-the-news/instant-noodle-consumption-linked-to-heart-risk-in-women/
