Férias excessivas impactam a saúde

  • Aumento de calorias, gordura saturada e sódio

Durante as férias no Brasil, as mesas ficam repletas de pratos tradicionais que refletem a diversidade culinária do país.

Além das grandes ceias de Natal, os encontros e comemorações anteriores também incentivam o consumo de alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, refrigerantes e frituras.

Entre os pratos mais comuns durante as comemorações estão a farofa de Natal, uma mistura de farinha de mandioca com manteiga, pedaços de bacon, nozes e, às vezes, ovos e banana.

Também são comuns o porco assado, que é cozido lentamente e geralmente acompanhado de molhos agrícolas, e o chester, uma espécie de ave grande cuja carne é especialmente suculenta e geralmente é assada com especiarias e ervas.

Também são servidas saladas à base de maionese, como o salpicão, que combina frango desfiado, cenoura, batata e passas. Para sobremesa, o panetone, clássico de origem italiana recheado com frutas cristalizadas ou chocolate, virou protagonista nas mesas brasileiras. (1)

No entanto, o consumo excessivo destas preparações, muitas vezes ricas em gorduras, açúcares e hidratos de carbono, pode levar a maus hábitos alimentares e ao aumento de peso, fenómeno observado com maior frequência nesta altura do ano.

Durante as comemorações do Natal também é comum observar uma mudança na rotina alimentar e nos horários das refeições, o que agrava o impacto na saúde. Os jantares geralmente acontecem tarde da noite, sendo comum consumir grandes quantidades de alimentos em um curto período, o que dificulta a digestão e altera o metabolismo.

Estudos recentes indicam que a combinação de grandes refeições e bebidas alcoólicas contribui para o ganho de peso médio de 1,35% (cerca de 1,2 kg) durante as férias.

Uma nova pesquisa apresentada no Congresso Internacional sobre Obesidade deste ano (ICO 2024, São Paulo, Brasil) relata que 56% dos adultos brasileiros estão obesos ou com sobrepeso (34% são obesos e 22% estão com sobrepeso). (2)

O principal desafio da temporada reside em desfrutar sem excessos dos sabores festivos. A combinação entre atividade física regular e escolhas mais saudáveis ​​à mesa pode fazer uma diferença significativa para fechar o ano sem consequências negativas para o organismo.

Fontes

  1. Ceia de Natal 2024: Lista completa de todas as receitas. https://www.tudogostoso.com.br/datas/natal/
  2. O ganho de peso em Natal deve ser motivo de preocupação? BBC Brasil. https://www.bbc.com/portuguese/articles/cgr3dgdgylqo
    Objetivo de dois adultos brasileiros obesos na faixa dos 20 anos. https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/quase-metade-dos-adultos-brasileiros-viverao-com-obesidade-em-20-anos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile