Um maior consumo de alimentos ultraprocessados está associado à deterioração cognitiva, uma vez que pessoas com maior ingestão destes alimentos relatam uma taxa de deterioração 28% mais rápida, em comparação com quem consome menor quantidade destes, afirmam investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (1)
Da mesma forma, uma investigação recente que observou mais de 10.000 adultos, publicada pela revista Public Health Nutrition da Universidade de Cambridge, relatou que as pessoas que consumiam rotineiramente alimentos ultraprocessados eram significativamente mais propensas a relatar depressão e ansiedade.
Este estudo alerta que estas doenças mentais estão entre as principais causas de morbidade, incapacidade e mortalidade, e que os padrões alimentares podem ter uma influência significativa. Por exemplo, salienta que as dietas que carecem de nutrientes essenciais apresentam um elevado índice glicémico e um elevado teor de açúcares adicionados que podem causar sintomas adversos. (2)
“Um bom estado nutricional é muito importante para a saúde mental e para a manutenção das conexões cerebrais, para que os neurônios permaneçam saudáveis, protegidos e em equilíbrio”, afirma o psicólogo Jaime Rodrigo Silva, do programa Luz Viva da Clínica Alemã de Santiago do Chile . (3)
Além disso, vários especialistas concordam que uma alimentação saudável é muito importante para uma boa saúde mental e garantem que consumir alimentos integrais, com ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes, ajuda a reduzir o risco de depressão.
Ressalta-se que no Brasil, 30% dos adolescentes apresentavam transtornos psicológicos, como ansiedade, depressão e queixas somáticas inespecíficas, conforme artigo publicado em 2020 nos Cadernos de Saúde Pública. (4)
Fontes
- Neurologia JAMA. Associam o consumo de alimentos ultraprocessados ao comprometimento cognitivo. https://neurologia.com/noticia/8925/asocian-el-consumo-de-alimentos-ultraprocesados-con-deterioro-cognitivo
- Exame transversal do consumo de alimentos ultraprocessados e sintomas adversos à saúde mental. Cambridge University Press: 28 de julho de 2022. https://www.cambridge.org/core/journals/public-health-nutrition/article/crosssectional-examination-of-ultraprocessed-food-consumption-and-adverse-mental-health-symptoms/CD2C496A199CAB4A9056C00DB5F8AFDE
- Como uma boa nutrição cuida da sua saúde mental. https://www.clinicaalemana.cl/articulos/detalle/2020/como-una-buena-alimentaci%C3%B3n-cuida-tu-salud-mental
- Como está a saúde mental dos brasileiros? doi:10.1590/0102-311X00005020 https://www.scielo.br/j/csp/a/WwQjPXP47HByZVtpHvvZXBh/?lang=es&format=pdf
