- Especialistas apontam que entre 60% e 70% dos casos respondem a esse fator.
Embora mudanças no estilo de vida e na dieta sejam fatores determinantes, a ciência mostrou que a predisposição genética desempenha um papel crucial no desenvolvimento do sobrepeso e da obesidade. Estima-se que entre 60% e 70% dos casos respondem a esse fator. (1)
O endocrinologista Márcio Marcini, da Universidade de São Paulo, ressalta que “a hereditariedade tem enorme influência tanto na gênese da obesidade quanto no processo de emagrecimento”, e destaca que o ambiente também tem impacto importante, aqueles que são predispostos para ganhar peso.
O especialista acredita ainda que ela influencia diversos processos no organismo, o que pode nos fazer querer comer mais alimentos gordurosos ou nos deixar com preguiça de fazer exercícios.
Além disso, outra pesquisa publicada na revista científica Nutrição refere que vários estudos demonstram claramente a participação da componente genética na incidência da obesidade, uma vez que se estima que entre 40% e 70% da variação do fenótipo associado à obesidade seja hereditária. , e sua influência como causa da obesidade pode se manifestar por meio de alterações no apetite ou no gasto energético. (2)
Assim, os genes constituem fatores determinantes em algumas doenças e são fatores de risco para doenças crônicas como diabetes, osteoporose, hipertensão, câncer ou obesidade.
Atualmente, no Brasil, 20,3% da população adulta sofre de obesidade. Até 2030, estima-se que a prevalência atinja 68,1% de sobrepeso e obesidade combinados (29,6% obesidade e 38,5% sobrepeso), com mulheres, negros e outras minorias étnicas respondendo pela maioria dos casos. com maior prevalência. (3)
Fontes
- Estimativas mostram que a genética pode ser responsável por cerca de 60% dos casos de obesidade. https://jornal.usp.br/atualidades/estimativa-mostra-que-genetica-pode-ser-responsavel-por-cerca-de-60-dos-casos-de-obesidade/
- Aspectos genéticos da obesidade. Revista de Nutrição. https://www.scielo.br/j/rn/a/KLBxpVqvzWWxFr3YVG5x7CH/
- Meta de dois adultos brasileiros com obesidade em 20 anos. https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/quase-metade-dos-adultos-brasileiros-viverao-com-obesidade-em-20-anos/
