Uma boa higiene do sono contribui para uma saúde melhor

  • Mães e pais, fundamentais para promover bons hábitos

A qualidade e a quantidade do sono diário desempenham um papel fundamental no desenvolvimento físico e mental dos menores. O fato de a criança dormir pouco ou dormir tarde influencia a produção e o equilíbrio dos hormônios que regulam o apetite, o que pode afetar sua saúde.

Num estudo sobre alimentação e sono, realizado em Espanha com crianças e adolescentes com diagnóstico de obesidade entre 2018 e 2020, publicado pela edição inglesa Endocrinology, Diabetes and Nutrition, foram analisadas a frequência de consumo, hábitos alimentares e hábitos de descanso. identificou-se que a diferença no número de horas dormidas entre finais de semana e dias de semana está correlacionada positivamente com um maior grau de obesidade e negativamente, com o número de horas de prática esportiva ou atividade física, já que quase a Metade das crianças não praticava exercício extracurricular. (1)

Da mesma forma, uma análise publicada na Revista Chilena de Psiquiatria, Neurologia. Infância e Adolescência detalha que a deterioração dessa função vital reduz a qualidade de vida de quem a sofre e de sua família, além de acarreta consequências neurocognitivas negativas na consolidação da memória e da capacidade de atenção durante a vigília.

Os resultados da referida pesquisa com um grupo de 308 pré-escolares e adolescentes chilenos para estudar seus hábitos e distúrbios do sono indicaram que 19% das crianças observadas tinham dificuldade em adormecer e 85% destas tinham latência superior a 30 minutos (tempo que leva um pessoa adormece depois de apagar a luz); 6% acordavam mais de duas vezes por noite com dificuldade para voltar a dormir; 34% consumiram bebidas estimulantes e 13% tiraram uma soneca. (2)

Dada a importância do tema, a revista eletrônica técnico-científica da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, publicou a cartilha de higiene do sono infantil, produzida em 2019, com o objetivo de ajudar as crianças a compreenderem a importância do sono para o seu desenvolvimento e obtenção de hábitos adequados de sono e autocuidado. (3)

A brochura validada por especialistas é composta por quatro tópicos: “O que é higiene do sono?”, “Importância do sono”, “Como realizar a higiene do sono” e “Guia rápido para recomendações de higiene do sono”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um bom descanso considera tanto a qualidade quanto a quantidade e, como o sono faz parte do amadurecimento das crianças, recomenda que elas durmam um determinado número de horas: 12 a 16 horas para bebês de até um ano; entre 11 e 14 horas, de 1 a 2 anos; entre 10 e 13 horas, até os 4 anos; 10 horas por dia para crianças entre 6 e 11 anos e pelo menos 8 horas durante a adolescência. (4)

Os pais são um elemento chave na promoção de hábitos para uma boa higiene do sono. Vários especialistas recomendam criar uma rotina de hora de dormir, respeitando horários, locais e sequências para que meninas e meninos possam associá-los à hora de descansar, além de evitar o uso de telas ou dispositivos pelo menos 2 horas antes.

Fontes

  1. Relação entre hábitos alimentares, padrões de sono e atividade física e o grau de obesidade em crianças e adolescentes. Teresa Gavela-Pérez, Alejandro Parra-Rodríguez, Claudia Vales-Villamarín, Pilar Pérez-Segura, Francisco Javier Mejorado, Carmen Garcés, Leandro Soriano-Guillén https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2530018023001208
  2. Rev. Psiquiatra Neurol. Infância Adolescência Volume 31, nº 1, março de 2020. Hábitos e distúrbios do sono na população pediátrica: um problema de saúde pública. Carmen Paola León Martínez, Marcela Cancino Fernández, Alejandro González Cid, Tomás Mesa Latorre.
    extensão chrome://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/ https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/10/1396129/rev_sopnia_2020-1-21-28.pdf
  3. Lei Paulista de Enfermagem. Elaboração e validação da ficha “Higiene do Solo Infantil”. https://acta-ape.org/es/article/elaboracao-e-validacao-da-cartilha-higiene-do-sono-para-criancas/
  4. Sociedade Pediátrica Argentina. A rotina do sono, a melhor aliada para aprender melhor. http://www.sap.org.ar/comunidad-novedad.php?codigo=265

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *