- Uma única porção de sopa enlatada pode conter até 1.000 mg de sódio
Globalmente, o tamanho do mercado de sopa enlatada é estimado em US$ 8,53 bilhões em 2024 e deverá atingir US$ 10,38 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR de 4,01% durante 2024-2029. (1)
No contexto brasileiro, as sopas enlatadas tornaram-se uma opção diária para milhões de brasileiros que buscam uma refeição rápida e acessível. Embora a sua conveniência os torne populares, uma única porção de sopa enlatada pode conter até 1.000 mg de sódio, ou aproximadamente 50% da recomendação, e o consumo frequente levanta sérios problemas de saúde pública. (2)
Esses produtos, classificados como ultraprocessados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), contêm alto teor de sódio e aditivos industriais. (3)
E segundo o Ministério da Saúde brasileiro, se a quantidade de sódio for superior a 400 mg em 100 g de alimento, é considerado um alimento rico em sódio, o que é prejudicial à saúde. (4)
Além disso, essas sopas também contêm glutamato monossódico (MSG), um intensificador de sabor que tem sido associado a efeitos adversos em algumas pessoas, como dores de cabeça e outros sintomas. E embora a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA classifique o MSG como “geralmente seguro”, alguns estudos sugerem que o consumo regular pode contribuir para problemas metabólicos, como síndrome metabólica e obesidade. (5)
Investigação publicada na Revista de Saúde Pública revelou que o consumo de alimentos ultraprocessados no Brasil foi maior em mulheres (versus homens) e nas regiões Sul e Sudeste (versus Norte) e menor em negros (versus brancos) e áreas rurais (versus urbano), além de diminuir com a idade e aumentar com o ensino superior e a renda. (6)
Esse padrão tem sido impulsionado pelo ritmo de vida acelerado e pelo fácil acesso a esses produtos em supermercados e lojas de conveniência, principalmente entre jovens e estudantes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o excesso de sódio aumenta a pressão arterial, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e também problemas renais e recomenda um máximo de 2.000 miligramas de sódio por dia (equivalente a 5 gramas de sal) para adultos, reduzir a ingestão desses produtos e estimular maior educação alimentar. (7)
Fontes
- Tamanho do mercado de sopa enlatada e tendências e previsões de crescimento de análise de ações (2024-2029). https://www.mordorintelligence.com/es/industry-reports/canned-soup-market
- Abalar os hábitos pouco saudáveis do sal na América. https://salud.bswhealth.com/blog/shaking-the-salt-habit-fda-initiative-aims-to-reduce-sodium
- Alimentos e bebidas ultraprocessados na América Latina: tendências, efeitos sobre a obesidade e implicações para políticas públicas. OP. https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/7698/9789275318645_esp.pdf
- Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. https://idec.org.br/o-sodio-que-voce-nao-ve/dicas
- Glutamato monossódico (MSG): O que é e por que você deve evitar alimentos que o contenham. https://www.health.harvard.edu/nutrition/monosodium-glutamate-msg-what-it-is-and-why-you-might-consider-avoiding-foods-that-contain-it
- Consumo de alimentos ultraprocessados no Brasil: distribuição e evolução temporal 2008–2018. https://rsp.fsp.usp.br/wp-content/plugins/xml-to-html/include/lens/index.php/?xml=1518-8787-rsp-57-12.xml
- Redução de sódio. https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/salt-reduction
