- Contêm altos níveis de açúcares adicionados e gorduras saturadas
Os sorvetes ultraprocessados contêm altos teores de açúcares adicionados e gorduras saturadas, que, embora contribuam para seu sabor atrativo, os tornam uma opção potencialmente prejudicial à saúde quando consumidos em excesso. (1)
O Brasil está entre os maiores mercados de sorvetes da América Latina. Nos últimos anos, o consumo de gelados aumentou consideravelmente e são especialmente populares entre os jovens e as famílias. (2)
No país, foram consumidos 1.030 milhões de litros de sorvete em 2022. O consumo médio per capita, ou seja, de cada brasileiro, foi de 4,99 litros por ano. 52% desse consumo está concentrado na região Sudeste.
Cabe destacar que existem mais de 11 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos e que o faturamento anual gira em torno de 14 bilhões de reais. (3)
Essa indústria de sorvetes no Brasil é liderada por marcas internacionais como Nestlé e Unilever, que, com sua marca Kibon, dominam o mercado.
Em termos de preferências dos consumidores, os sabores tradicionais como chocolate, baunilha e morango continuam a ser os preferidos. No entanto, também tem havido um aumento na procura por sabores mais inovadores e opções com adições, como biscoitos em pedaços ou nozes. Os dados sugerem que este produto é escolhido sobretudo como um prazer ocasional, sobretudo durante o verão, embora a oferta disponível permita o seu consumo durante todo o ano. (4)
Uma única porção de sorvete contém entre 15 e 20 gramas de açúcar e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de açúcar não ultrapasse 5% da ingestão calórica diária. O consumo excessivo está associado a um risco aumentado de obesidade, diabetes tipo 2 e resistência à insulina. (5)
O sorvete contém 2,9 a 4,7 gramas de gordura saturada por porção. Essas gorduras aumentam os níveis de colesterol LDL (colesterol “ruim”), aumentando assim o risco de doenças cardiovasculares. (6).
Além disso, esta categoria de produtos ultraprocessados é rica em calorias. Sendo uma sobremesa muito calórica, o seu consumo frequente pode resultar num excesso energético que facilmente se traduz em aumento de peso.
Fontes
- Especialista explica os impactos do sorvete na saúde. UNINASSAU. https://www.uninassau.edu.br/noticias/especialista-explica-os-impactos-do-sorte-na-saude
- Tamanho do mercado de sorvetes da América do Sul e análise de ações, tendências e previsões de crescimento (2024-2029). https://www.mordorintelligence.com/es/industry-reports/south-america-ice-cream-market
- No dia da bebida, você sabia que são consumidos mais de 1 bilhão de litros por ano no Brasil? Veja outros números do setor. Ou Globo. https://oglobo.globo.com/economia/negocios/noticia/2023/09/23/no-dia-do-sorte-sabia-que-mais-de-1-bilhao-de-litros-sao-consumidos- por-ano-no-brasil-veja-outros-numeros-do-setor.ghtml
- Sabores que dão asas à imaginação. Tetrapack. https://www.tetrapak.com/es-ar/insights/envasando-ideas-/tendencias1/sabores-que-dan-alas-a-la-imaginacion#:~:text=En%20el%20%C3%BAltimo%20a%C3%B1o%20y,en%20paladares%20exigentes%20y%20curiosos.
- OMS abre consulta pública sobre projeto de diretriz sobre açúcares. QUEM. https://www.who.int/news/item/05-03-2014-who-opens-public-consultation-on-draft-sugars-guideline
Quanto açúcar tem um sorvete? https://www.cenariomt.com.br/saude/quanto-acucar-ha-em-um-sorte/
Adicionado açúcar. Harvard T.H. Escola Chan de Saúde Pública. https://nutritionsource.hsph.harvard.edu/carbohydres/added-sugar-in-the-diet/ - Sorvetes Industrializados. https://ital.agricultura.sp.gov.br/sortetes/27/
Gorduras e Colesterol. https://nutritionsource.hsph.harvard.edu/what-should-you-eat/fats-and-cholesterol/
