• Açúcar, o ingrediente principal
O conceito de comida rápida registrou um importante crescimento após a pandemia de COVID-19, e no Brasil, os pães e pastéis industrializados estiveram presentes entre os dez setores que mais contribuíram para o crescimento das vendas de alimentos ultraprocessados.
As tortas industrializadas estão presentes em 51,3% dos lares brasileiros, segundo dados do Anuário da Associação Brasileira da Indústria de Biscoitos, Massas, Pães e Pastéis (ABIMAPI) de 2023. (1)
Estimativas da Euromonitor Internacional apontam que o país tem o terceiro maior mercado de produtos de panificação na região, com uma demanda que alcançou US$ 11,8 bilhões em 2023, sendo a Pandurata Alimentos Ltda. a maior empresa brasileira neste setor. (2)
Os pastelillos e outros produtos de boleria similares são promovidos especialmente para o momento da merenda e em ocasiões, apoiando-se em mensagens saudáveis que destacam o aporte de energia ou o conteúdo de ingredientes como leite ou cacau, no entanto, sua composição dista de ser saudável, segundo o site espanhol: pontesano.com (3)
Os principais ingredientes da maioria dos pastelillos industrializados são farinha de trigo, açúcar e gorduras.
O açúcar, além de fornecer um sabor doce, também cumpre uma função tecnológica, retendo a água e permitindo que a massa permaneça fresca por mais tempo. Além disso, alguns podem incluir trealose, xarope de glicose, frutose, dextrose ou lactose. (3)
No entanto, de acordo com médicos e especialistas em nutrição, consumir açúcares adicionados de forma habitual está associado ao desenvolvimento de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, renais e cáries dentárias. (4)
O portal de mercado (czapp.com) afirma que o Brasil é um dos maiores consumidores de açúcar no mundo. Em média, cada habitante consome cerca de 125g de açúcar por dia. (5)
Entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda reduzir o consumo de açúcares livres e sugere diminuir a ingestão calórica diária para menos de 10%.
Além disso, a Sociedade Brasileira de Diabetes refere que existem mais de 13 milhões de pessoas que vivem com essa doença, o que representa 6,9% da população nacional. (6)
Fontes
- CETRO. A vida útil dos bolos industrializados no Brasil. https://blog.cetro.com.br/blog/2023/10/04/o-shelf-life-dos-bolos-industrializados-no-brasil/
- Euromonitor. Produtos de panificação no Brasil. https://www.euromonitor.com/bakery-products-in-brazil-isic-1541/report#
- Pontesano. De que são feitos os pastéis industriais? https://pontesano.com/de-que-esta-hecha-la-bolleria-industrial/
- Revista Escola de Saúde Pública do México. O consumo de açúcares e a habituação ao sabor doce. https://revista.espm.mx/nota-el-consumo-de-azucares-y-la-habituacion-al-sabor-dulce-21
- Czapp. Consumo de açúcar. https://www.czapp.com/es/analyst-insights/por-que-los-brasilenos-consumen-menos-azucar/
- Ministério da saúde Brasil. Diabetes, https://www-gov-br.translate.goog/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/diabetes?_x_tr_sl=pt&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es&_x_tr_pto=sc
