Brasil, primeiro lugar como exportador mundial de frango

• A carne de frango é rica em proteínas de alta qualidade.

• Cada brasileiro consome aproximadamente 46 kg por ano.

Comer carne de frango, sem exagerar ou adicionar gorduras saturadas, adoçantes ou empanados, é muito nutritivo. E é um dos mais recomendados pelos especialistas para incorporar à nossa dieta porque contém baixo teor de gordura, é rico em proteínas de alta qualidade e fornece vitaminas e minerais.

A Fundação Espanhola de Nutrição e a Fedecarne, em seu guia nutricional de carnes, afirmam que em 100 gramas de carne de frango, 70,3% é água; 9,7% são lipídios ou gorduras e 20% são proteínas. Além disso, seu valor calórico é de 145 quilocalorias por porção com pele do mesmo peso. (1)

É ideal para processos de recuperação e, por conter vitamina B2, pode ajudar a regenerar a pele, acelerar a cicatrização de feridas e, graças às suas proteínas, ajuda a manter os músculos fortes e regenerados. Uma de suas características é que previne o atraso da memória e melhora a saúde visual, já que contém retinol, caroteno e licopeno. (2)

Além disso, seu consumo pode aumentar os níveis de dopamina e serotonina no organismo, neurotransmissores responsáveis ​​por melhorar o humor das pessoas, já que é um alimento rico em vitamina B6.

A carne de frango é uma das carnes mais consumidas no mundo e o mercado global de aves continua se fortalecendo, com crescimento esperado, mesmo com o aumento dos preços no mundo todo, e o Brasil ocupa o primeiro lugar como exportador global.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de carne de frango, atrás apenas dos Estados Unidos, e a produção desse alimento em 2024 está estimada em 15,1 milhões de toneladas, um aumento de 1% em relação ao ano anterior, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. do Departamento de Agricultura (USDA).

A entidade destaca que cerca de 67% da produção brasileira foi consumida internamente naquele ano, ou seja, aproximadamente 10,13 milhões de toneladas, calculando que o consumo per capita ficou acima de 46 quilos por ano. (3)

Fontes

  1. Aldelís. Qualidade, composição e valor nutricional da carne de frango. https://www.aldelis.com/carne-pollo-propiedades-beneficios/
  2. Informador.mx Fatos interessantes sobre o consumo de frango. https://www.informador.mx/estilo/Dados-interessantes-que-voce-nao-sabia-sobre-o-consumo-de-pollo-20240707-0085.html
  3. EUROCARNE Digital. Brasil, o maior exportador de carne de frango. https://eurocarne.com/noticias/codigo/61819/kw/Brasil%2C+el+mayor+exportador+de+carne+de%0Apollo+del+mundo%2C+podr%C3%ADa+aumentar+sus%0Aventas+internacionales+un+4%0A%25%26nbsp%3Ben+2024#:~:text=En%20consumo%2C%20se%20prev%C3%A9%20un,se%20consumir%C3%A1%20internamente%20en%202024
  4. A Food Tech. Aumento do consumo de frango. https://thefoodtech.com/food-security/aumento-do-consumo-de-frangos-chave-para-a-recuperação-global-das-aves-rabobank/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *