Alto consumo de batata ultraprocessadas… sem saber as consequências

  • Devido à quantidade de gordura que contêm, o consumo excessivo pode ser um risco para a saúde

Em média, cada brasileiro consome 16,6 quilos de batatas por ano, nas suas diferentes formas: natural, industrializada, assada, cozida ou frita, segundo dados do portal argentino de batatas Argenpapa. (1)

E, segundo o estudo Passport, elaborado pela consultoria Euromonitor, com base em dados de 52 nações, o Brasil é o país da região que mais gasta dinheiro com batatas fritas, hambúrgueres e outros tipos de junk food: US$ 115 por ano, por ano. pessoa. (2)

O Brasil tem participação de mercado de 51% no consumo de batata frita, segundo avaliação global, informa a empresa de pesquisa de mercado EMR.

Este relatório afirma que o mercado latino-americano de batatas fritas atingiu um valor de aproximadamente 3,18 mil milhões de dólares em 2023, e deverá crescer a uma taxa de 3,6% entre 2024 e 2032, para atingir um valor de 4,37 mil milhões de dólares em 2032.

As batatas fritas são um lanche em fatias finas que são fritas ou assadas em óleo com sais e ingredientes aromatizados. Contêm 53% de gordura total e 17% de carboidratos, o que representa uma ingestão de 536 calorias por 100 gramas de consumo, em média. (3)

Este alimento, como quase todos os salgadinhos, é muito viciante; A maioria destes produtos caracteriza-se, além da gordura, pelo elevado teor de sódio, embora nem todos tenham o mesmo valor nutricional, segundo publicação da Organização de Consumidores e Utilizadores de Espanha (OCU).

A nível industrial, utilizam-se gorduras hidrogenadas (provenientes de óleos vegetais) às quais são introduzidas moléculas de hidrogénio com o objetivo de as tornar mais estáveis ​​para fritar durante mais tempo. Este tipo de gordura, apesar da sua origem vegetal, pode conter as chamadas gorduras trans por ter sido submetida a este processo; Eles também reduzem os níveis de colesterol “bom” e aumentam o colesterol “ruim”. (4)

Da mesma forma, para que esses alimentos se tornem um produto atrativo ao consumidor, são adicionados corantes, intensificadores de sabor e antioxidantes que prolongam sua vida útil, mas são os aditivos que os tornam “irresistíveis”, necessários até para dar textura, consistência e correção. acidez; enquanto as gorduras são responsáveis ​​pelas propriedades sensoriais de muitos pratos e contribuem em grande parte para o “prazer” de comer. (5)

Vários estudos concordam que o consumo excessivo deste tipo de produto pode trazer diversos efeitos nocivos à saúde, como ganho de peso, hipertensão, diabetes, depressão, além de problemas cardíacos ou digestivos.

Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), por sua vez, indicam que a hipertensão, devido ao consumo excessivo de sódio, é um importante risco à saúde no Continente, onde se estima que entre 20,7% e 56,4% da população adulta envelhecida 30 a 79 anos nos estados membros da referida organização sofrem desta doença. (6)

Fontes

  1. Argenpapa. Brasil. E se os brasileiros estivessem com falta de batatas? http://www.argenpapa.com/noticia/11329-brasil-iquest-y-si-a-los-brasilenos-les-faltaran-papas
  2. Informações. Cada brasileiro gasta US$ 115. https://www.infobae.com/2011/12/09/1039776-cada-brasileno-gasta-us-115-comida-chatarra/
  3. EMR. Perspectiva do mercado latino-americano de batatas fritas. https://www.informesdeexpertos.com/informes/mercado-latinoamericano-de-papas-fritas#:~:text=Seg%C3%BAn%20una%20evaluaci%C3%B3n%20global%2C%20Brasil,patatas%20fritas%20en%20Am%C3%A9rica%20Latina.
  4. Revista do Consumidor. Fevereiro de 2021. https://www.profeco.gob.mx/revista/RevistaDelConsumidor528_Febrero_2021.pdf
  5. OCU. Batatas fritas e salgadinhos, saudáveis? https://www.ocu.org/alimentacion/alimentos/noticias/aperitivos-adictivos
    O país. Desconfie de quem não gosta de batatas fritas. https://elpais.com/elpais/2017/03/08/buenavida/1488979244_173305.html
  6. QUEM. Redução de sal. https://www.paho.org/es/temas/salt-reduction

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *