A obesidade está intimamente ligada a alterações na microbiota intestinal, o que pode levar a desequilíbrios metabólicos, de acordo com um artigo publicado pelo Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos da Universidade do Chile.
Estudos recentes também revelaram que indivíduos obesos apresentam um desequilíbrio na microbiota, conhecido como disbiose, que consiste na quebra do delicado equilíbrio entre os bilhões de microrganismos que compõem a microbiota humana e sua relação com o nosso corpo. (1)
Este “novo órgão” (a microbiota intestinal), como alguns especialistas o classificam, é crucial na aquisição de nutrientes e na regulação da energia. Estima-se que constitua aproximadamente 1 kg do peso corporal total em adultos. (2)
Ele também exerce uma mistura de efeitos protetores, estruturais e metabólicos, tanto no ambiente intestinal quanto nos tecidos periféricos; modula o metabolismo, o apetite, bem como os ácidos biliares e os sistemas hormonal e imunológico. (3)
As bactérias da flora intestinal ou microbiota desempenham tarefas essenciais no organismo: defendem-no contra bactérias, vírus ou doenças; garantir o bom funcionamento do nosso sistema digestivo; Eles colaboram na produção de vitaminas e na correta absorção de minerais, destaca o portal espanhol Cinfa Salud.
Uma alimentação inadequada, maus hábitos de vida, idade, infecções virais ou bacterianas, bem como alguns tipos de tratamentos, incluindo radioterapia ou cirurgia, são fatores que podem alterá-la. (4)
Além disso, alguns sintomas que podem ser identificados quando não há uma microbiota equilibrada são: fadiga crônica, inchaço, gases, diarreia, enxaqueca e ansiedade. Da mesma forma, ressaltam os especialistas, as pessoas podem sofrer de problemas de concentração, distúrbios de pele (acne, eczema), mau hálito (halitose) e dores no peito. (5)
Vários profissionais de saúde recomendam manter uma dieta saudável e praticar exercícios, pois isso impacta na abundância de bactérias relacionadas à melhora do metabolismo e à redução da inflamação associada à obesidade.
Fontes
- A conexão entre obesidade, microbiota intestinal e saúde geral. 1 de fevereiro de 2024 https://inta.uchile.cl/noticias/213708/la-conexion-entre-obesidad-microbiota-intestinal-y-salud-integral
- As ligações entre a microbiota intestinal e a obesidade e doenças relacionadas à obesidade. Biomedicina e Farmacoterapia Volume 147, março de 2022. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S075333222200066X
- A microbiota intestinal na obesidade e no controle de peso: micróbios como amigos ou inimigos? Nature Reviews Endocrinologia. 2023. https://www.nature.com/articles/s41574-022-00794-0
- Cinfa. Dê vida à sua flora. https://cinfasalud.cinfa.com/p/flora-intestinal/
- Disbiose intestinal: em que consiste? https://vivolabs.es/disbiose-intestinal-que-consiste/?srsltid=AfmBOooiaMZY4XYuc77YCG3q9YErJaQ8CAL5-TGvMZz-rlkq7J8GlkVR
