O mercado de salgadinhos no Brasil vive um crescimento acelerado, impulsionado principalmente por um estilo de vida agitado e uma preocupação crescente com a saúde e o bem-estar. Prevê-se que este mercado cresça a uma taxa anual de 17,85%, impulsionado por factores como o aumento de agregados familiares com rendimentos duplos e a procura de alimentos práticos e convenientes. Em resposta, produtos como barras de cereais, snacks proteicos e opções com baixo teor de sódio e sem glúten ganharam popularidade. (1)
Apesar destas tendências para opções mais saudáveis, os produtos ultraprocessados dominam o mercado, representando riscos significativos para a saúde pública. Estudos recentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade de São Paulo revelaram que 98,8% dos salgadinhos ultraprocessados no Brasil contêm excesso de ingredientes críticos, como sódio, gorduras e açúcares. (2)
Entre os produtos ultraprocessados mais comuns no país estão biscoitos, barras de cereais, assados e bebidas aromatizadas, que contêm aditivos destinados a melhorar seu sabor, cor ou textura, mas que estão associados a riscos de obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. doenças. Embora algumas marcas ofereçam alternativas mais saudáveis, os elevados níveis de ingredientes nocivos e aditivos cosméticos continuam a ser uma preocupação para os especialistas em saúde.
No Brasil, o consumo de alimentos ultraprocessados está ligado a uma série de problemas de saúde pública. Mais de 10% das 540 mil mortes no país em 2019 foram atribuídas ao consumo destes produtos. Estudos sugerem que uma redução de 20% no consumo de alimentos ultraprocessados poderia evitar aproximadamente 12 mil mortes anualmente, enquanto uma redução de 50% poderia salvar até 29 mil vidas. (3)
A distribuição de salgadinhos em supermercados e lojas de conveniência no Brasil desempenha papel fundamental no aumento do seu consumo. Esses produtos costumam estar localizados em pontos estratégicos e de grande visibilidade, como entradas, corredores principais e caixas, o que estimula a compra por impulso. Os consumidores são frequentemente atraídos por promoções e embalagens chamativas, levando a compras frequentes desses produtos ultraprocessados. Mais de 55% das vendas de alimentos no Brasil são geradas em supermercados, onde os consumidores aproveitam descontos por volume e acessam uma grande variedade de lanches. (4)
Empresas como Kellogg’s, Nestlé, Mondelez e PepsiCo lideram o mercado de salgadinhos no Brasil, utilizando campanhas de marketing para destacar benefícios relacionados à energia e conveniência. Estas marcas adaptaram os seus produtos para captar a atenção dos consumidores preocupados com a saúde, incorporando ingredientes locais como a tapioca e promovendo alegações de produtos sem glúten ou com baixo teor de sódio.
Além disso, Nutry e Kobber lançaram produtos adaptados a essas preferências, destacando-se no mercado com opções com baixo teor de sódio e sem glúten. No entanto, apesar destas tendências saudáveis, o mercado continua dominado por alimentos ultraprocessados, caracterizados por ingredientes nocivos que aumentam o risco de doenças crónicas. Por exemplo, as barras energéticas e proteicas no Brasil, embora promovidas como opções saudáveis, muitas vezes incluem adição de açúcares e aditivos, como aromatizantes e conservantes.
Fontes
- Tamanho do mercado de lanchonetes no Brasil e análise de ações, tendências e previsões de crescimento (2024-2029). https://www.mordorintelligence.com/es/industry-reports/brazil-snack-bar-market
- 98% ultraprocessado sem ingredientes nocivos. DW. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63881335
- ‘Salgadinho é mais barato que fruta’: subsidiados no Brasil, ultraprocessados causam 57 mil mortes no país, diz estudo. G!. Globo. https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/03/03/salgadinho-e-mais-barato-que-fruta-subsidiados-no-brasil-ultraprocessados-causam-57-mil-mortes-no- país-diz-estudo.ghtml
- Tamanho do mercado de lanchonetes no Brasil e análise de ações, tendências e previsões de crescimento (2024-2029). https://www.mordorintelligence.com/es/industry-reports/brazil-snack-bar-market
