- O consumo excessivo de carne vermelha traz riscos à saúde
O consumo de carne no Brasil continua sendo parte essencial da dieta brasileira, e a expectativa é que em 2024 seja alcançado um novo recorde de 103 kg per capita, somando proteínas de carne bovina, de frango e suína. (1)
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de proteína cárnica no país chegará a 30,8 milhões de toneladas em 2024, o que representa um aumento de 3,5% em relação ao ano anterior. Desse valor, 21 milhões de toneladas estarão disponíveis para os consumidores brasileiros, enquanto o restante será destinado à exportação, consolidando o país como um dos principais exportadores de carnes do mundo.
Por seu lado, um relatório da empresa de estudos de mercado Kantar (2023) afirma que mesmo com 69% das famílias endividadas devido à situação económica, a carne representa 34% dos gastos em bens de consumo massivo e ocupa 47,4% das ocasiões de compra. Isso demonstra a importância das proteínas na alimentação diária das famílias brasileiras, que continuam destinando parte considerável do seu orçamento para esse tipo de alimentação. (2)
No entanto, vários especialistas alertam que o consumo excessivo de carne vermelha acarreta vários riscos importantes para a saúde, uma vez que alguns estudos indicam que preparar carne a altas temperaturas pode aumentar a possibilidade de desenvolver cancro intestinal, devido à libertação de substâncias tóxicas durante o processo de cozedura, que são a afirmação é mais pronunciada quando a carne é frita ou grelhada.
Da mesma forma, existe o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade, devido ao alto teor de gorduras saturadas e ferro presentes na carne vermelha, que em excesso pode causar efeitos tóxicos ao organismo. (3)
Fontes
- O brasileiro deverá consumir, em média, 103 kg de carne este ano. BrasilAgro. https://www.brasilagro.com.br/conteudo/brasileiro-deve-consumir-em-media-103-kg-de-carne-neste-ano.html
- Cantar. “Consumo de carne no Brasil”. Consultado em 2023. https://www.kantar.com/brazil/Inspiration/Consumo/2023-WP-consumo-de-carnes-no-brasil-BRA
- O consumo excessivo de carne marrom pode ser fator de risco para câncer intestinal. https://www.medicina.ufmg.br/consumo-excessivo-de-carne-vermelha-pode-ser-fator-de-risco-para-o-cancer-de-intestino
Consumo de carne e suas consequências. https://jornal.usp.br/atualidades/consumo-de-carne-e-suas-consequencias/
